domingo, 26 de agosto de 2012

Os fofos mamíferos!




Como prometido aqui estou eu, para escrever um pouco sobre as experiências que tive nas aulas do semestre retrasado... Bom em um contexto geral posso dizer que tive muiiita diversão e pude aprender muiiita coisa nova.

Vou começar com a disciplina que mais me emocionou, aquela que eu queriia tanto fazer ainda no Brasil, chamada Mammalogy, nada mais do que o estudo dos Mamíferos. =)
Pois bem para começar a história é bom explicar como eu consegui a disciplina.... lembra que eu havia contado que foi necessário mover meio departamento de Biologia para conseguir me matricular em algumas disciplinas?? Pois é essa foi uma delas, no qual tive de marcar um horário com o Professor da disciplina implorando para que ele deixa-se eu e o Fabio participar de suas aulas!! E o resultado? Ele solicitou que colocassem mais duas cadeiras no laboratório para que os Internationals pudessem participar!!! =D

O meu primeiro dia de aula foi na realidade o segundo dia da disciplina, pois devido a tentativa de nos encaixar na classe perdemos a primeira aula... até ai tudo bem, o Professor nos entregou o Syllabus (progama de estudos) e o Calendário da aula.  Lendo toda papelada descobrimos que teriamos muiiitos trabalhos, provas E saidas a campo ( :D ). Porem no papel também constavam todas as recomendações do Professor para que você se saísse bem na aula dele, inclusive sugestões de comportamento em suas aulas. #SIM

Bem nos primeiros dias não conheciamos ninguém na turma, menos ainda o Professor, até que começou a se aproximar a data da primeira ida ao campo para instalação de ratoeiras, pois iriamos aprender como instala-las, os métodos de quantificação e levantamento de fauna e identificação de espécies de roedores. Super cool, até descobrirmos que teríamos que checar armadilhas por mais dois dias E que o local era beem longinho de casa... ai uma de nossas colegas reparou nosso desespero e ofereceu uma caroninha, pois ela já imaginava que nós não tinhamos carro. E ela estava certissima. hahaahahaha



Dai em diante foi só felicidade, começamos a fazer amizade com vários outros colegas, quanta gente doida e supeeer divertida que conhecemos,  e aqui abro um parenteses, (para aquelas pessoas que julgam os Americanos como um povo frio... eu discordo. A maior parte deles na verdade é bem tímida, e são super na deles... o  que pra mim é normal, ou agora tu vais me dizer que toda vez que tu tem um colega novo ou uma pessoa de outro pais perto de ti tu vais sair correndo de encontro a pessoa se tornar amigo dela assim sem mais nem menos ?! NÃO, Na verdade a maioria das pessoas continuam no seu circulo de amigos e só observam aquele ser novo no local).

Bom durante a disciplina aprendemos TUDO sobre Mamíferos, deeesde o começo dos tempos, como surgiram os primeiros mamíferos, onde cada um surgiu, suas migrações, sua história, incluindo também tudo sobre os Seres Humanos, que nada mais são do que mamíferos. Estudamos espécies, nomes de espécies, nomes comuns, história, desastres naturais que influenciaram sua história natural, anatomia, biologia, comportamento, tivemos muita aula prática indo pra campo aprendendo a identificar fezes, pegadas, sinais que indicavam a presença de certas espécies no local, instalação de armadilhas, taxidermia (SIM a gente aprende a taxidermizar animais na aula).... e pra completar a felicidade tivemos que preparar duas coleções, uma de mamíferos taxidermizados.... nada mais nada menos do que 10 MAMÍFEROS selvagens de espécies diferentes, e uma segunda coleção de Tracks and Signs (Pegadas e Vestígios).

Instalando armadilhas para capturar Rodontes para coleção de mamíferos.

Armadilha para captura de mamíferos de médio porte.
Fezes de Coite. Coleção de Pegadas e Vestígios.

Sinais da presença de Castores.  Coleção de Pegadas e Vestígios.

Sinai da presença de Coelhos.  Coleção de Pegadas e Vestígios.

Pegadas de Veado, White-tailed Deer.  Coleção de Pegadas e Vestígios.

Bom obviamente ambas as coleções eram de carácter OBRIGATÓRIO... ou seja não tem frescura de ter nojo, não saber fazer ou não ter tempo de ir a campo.... nós tinhamos que tirar tempo para ir ao campo, instalar armadilhas, coletar mamíferos, estudar cada um (sim porque para conseguir captura-los você deve saber onde encontra-los, o que eles comem, onde eles vivem, quais são os sinais que indicam a presença daquele animal naquele local) e ainda de quebra passear pelas rodovias em busca de roadkills (animais atropelados) - os quais eram nossa preferencia, porque a idéia é capturar o menor número de animais vivos possível- o lance era simples, não sabe? aprende! Como? pratica, mãos na massa! O Professor havia dado um aula no qual ele fez uma demostração de como taxidermizar um mamífero, e nos entregou 3 ratos de laboratório para praticarmos, antes de começarmos a preparar os espécimes para coleção.

Materiais para realizar a taxidermia dos dois ratos. 

Mãos a obra, taxidermizando um dos meus rodontes.

Claro que tudo tinha suas restrições, para que isso fosse possível era necessário ter uma permissão concedida por orgãos federais, no qual determina o local em que você pode caçar (sim podiamos caçar com arma de fogo), instalar armadilhas e recolher animais atropelados. Nesta permissão também ficava especificado que não era perdido o "uso" e/ou captura de espécies ameaçadas de extinção (não importando o nível da ameaça).  E nós eramos obrigados a te-la junto com nós o tempo todo, caso fossemos abordados por autoridades, e não tivessemos a permissão em mãos poderíamos tomar uma bela multa ou até mesmo sermos presos.

O resultado de toda essa função ? Natalia correndo de um lado pra outro com bichos mortos e/ou já taxidermizados, pedindo pra toda pessoa possivel que se encontrasse algum animal atropelado me avisasse... enfim isso foi motivo de muita risada, piada e olhares estranhos de pessoas desconhecidas enquanto eu caminhava pelo campus carregando meu Gambá taxidermizado. =D
Nunca irei esquecer, no final do semestre quando uma das minhas amigas Coreanas foi embora, enquanto nos despediamos ela me falou "Natalia toda vez que eu ver um bichinho morto vou lembrar de ti!!!!" HAHAHAHAHAHAHA

Enfim, essa disciplina me rendeu muito trabalho, momentos de desesperos quando achava que nunca iria conseguir coletar 10 mamíferos.... muiiiiiiiiitas horas de estudo, muiita ida ao campo, muiiiitas horas de laboratório taxidermizando a bicharada (varias noites sozinha no prédio da Bio até meia noite), muita bolha na mão costurando o couro de um guaxinim... mas também me redeu muita risada, amizades, diversão e aprendizado que levarei até o fim da minha vida.

Seguem algumas fotos:

Parte da coleção disponível na Universidade, no qual utilizávamos para estudar os grupos de Mamíferos e algumas das principais espécies.
Crânio de uma Hiena. Um dos varios crânios utilizados durante as aulas de anatomia de mamiferos.

Parte da minha coleção de taxidermia! :D

Parte da minha coleção de taxidermia! :)

Propriedade da PSU no qual podiamos instalar nossas armadilhas e fazer coletas.

Fabio indo a caça de seu coelho. E ele conseguiu! =D

White-tailed deer, que avistamos em uma das milhares de idas a campo.

That's all folks! ;)
Até o próximo post!

Nenhum comentário: