Peixe Cabeça de Serpente (Snakehead) pertence a família dos Channidae. São peixes de água doce, nativos da Ásia e África do Sul. Estes peixes predadores são distinguidos por uma aleta dorsal longa, por uma grande boca e por dentes pontiagudos brilhantes. Têm uma necessidade fisiológica de respirar o ar atmosférico, e o fazem graças a um pulmão acessório.
Quando jovens se alimenta de Plancton, insetos aquáticos e moluscos. Já quando adultos normalmente se alimentam de outros peixes como as Carpas, e também de alguns anfíbios como Sapos. A registros raros de se alimentarem de pequenos mamíferos como ratos, em casos de necessidade.
Dentre as espécies desta família, podem atingir um tamanho variável, desde 25cm até 1m de comprimento, e pesar até 6kg.
Ganhou "fama" de monstro através de um documentário da National Geographic sobre espécies invasoras, quando foi citado como "Fishzilla". Depois também surgiu em outro episódios da TV como no programa do canal Sci-Fi Channel, HBO, Os Pinguins de Madagascar, etc.
http://en.wikipedia.org/wiki/Channidae
Peixe Lapa: é um peixe muito caro no mercado mundial. REALIDADE
Peixe-lapa (Lumpsuckers or lumpfish), pertence a família dos Cyclopteridae pode chegar a ter entre 2cm, no caso do Lethotremus awae, até 50 cm de comprimento, no caso do Cyclopterus lumpus, e pesar entre 1,5 e 3 kg, sendo que as fêmeas são maiores. Apresentam uma tonalidade que varia entre o cinzento-escuro acastanhado e o preto. O corpo é maciço e arredondado, está coberto de placas ósseas e as barbatanas assumem a forma de uma ventosa, que ajuda a fixar-se ao fundo do mar. Os peixes-lapa não possuem bexiga-natatória, pelo que estão perfeitamente adaptados ao fundo do mar. São recorrentes nos fundos rochosos das águas costeiras do Oceano Árctico, do Pacífico Norte, das Bermudas e das Bahamas. Os peixes-lapa alimentam-se principalmente de animais bentônicos, e também de pequenos peixes, crustáceos, moluscos e mertensia ovum. Durante o período da desova, as fêmeas depositam cerca de 140.000 ovos cuja tonalidade varia entre o rosa pálido e o amarelo, que futuramente são submetidas a um processo de coloração, tornando-as pretas, e colocadas em salmoura, para ser comercializada substituindo o caviar de esturjão. Os machos protegem a desova, até à eclosão das larvas.
O caviar do Peixe - lapa é conhecido como "Caviar Alemão".
Nesta imagem, no qual parece um "monstrinho",na verdade está sendo mostrado um método de defesa deste Peixe, no qual quando em perigo infla, para parecer maior e assim afugentar seus possiveis predadores.
Piranha Vermelha: alimentam em grupos de 20 a 30, e podem atacar presas em um frenesi estimuladas pelo sangue na água. VERDADE
É a espécie mais bonita e agressiva de todas, possui mandíbulas fortes que poderiam amputar facilmente um dedo humano. Apesar da agressividade as piranhas, são excelentes pais. Quando estão em época de acasalamento adquirem uma coloração escura com belas escamas prateadas cintilantes. O macho constrói um ninho de folhas próximo à margem ou troncos, onde serão depositados e fecundados os ovos. Durante o processo de desenvolvimento dos ovos e larvas o macho defende ferozmente seu ninho e faz suaves movimentos com a cauda próximo ao ninho para melhorar a oxigenação e evitar a proliferação de determinhados fungos e bactérias.As piranhas se tornaram protagonistas de uma lenda negra que as retrata como pequenos monstros famintos e agressivos, capazes de devorar um ser humano tão logo este cai na água. Na vida real, é apenas mais um habitante dos ricos ecossistemas fluviais sul-americanos.
Exemplar Superior; Piranha-Vermelha. Exemplar Inferior: piranha-caju
Peixe Corcunda: este é do sexo feminino, aproximadamente o tamanho de uma bola de tênis. O macho é menor, aproximadamente do tamanho de um feijão, e acasala com a fêmea trancando-a com seus dentes afiados, bebendo seu sangue e o esperma é fornecido. MITO
Atrai suas presas com uma falsa isca, uma espécie de saliência bioluminescente que se agita sobre a cabeça. Há um grande dimorfismo sexual em tais animais, uma vez que as fêmeas chegam a medir 18 centímetros, mas os machos, porém, crescem apenas até três centímetros.
As espécies abissais têm um método de reprodução único no reino animal que representa um caso extremo de dimorfismo sexual. O macho nasce sem sistema digestivo e com o único objetivo de encontrar uma fêmea através das feromônios emitidos por elas. Uma vez encontrada a parceira, o macho fixa-se no seu flanco e funde-se com o seu corpo chegando a partilhar a mesma corrente sanguínea. Com o tempo, o macho degenera e torna-se apenas gônodas masculinas fixas ao corpo da parceira, que liberam esperma quando os hormônios da fêmea indicam que está pronta para desovar.
As espécies abissais têm um método de reprodução único no reino animal que representa um caso extremo de dimorfismo sexual. O macho nasce sem sistema digestivo e com o único objetivo de encontrar uma fêmea através das feromônios emitidos por elas. Uma vez encontrada a parceira, o macho fixa-se no seu flanco e funde-se com o seu corpo chegando a partilhar a mesma corrente sanguínea. Com o tempo, o macho degenera e torna-se apenas gônodas masculinas fixas ao corpo da parceira, que liberam esperma quando os hormônios da fêmea indicam que está pronta para desovar.
Se não encontrar uma fêmea, o macho morre. Esta característica invulgar evoluiu para compensar a dificuldade em encontrar parceiros nas condições caóticas das planícies abissais.
Peixe Tigre Golias: o peixe é classificado como um dos top 10 combatentes mais duro peixes de água doce do planeta, que oferece excursões de pesca de cerca de US$ 6.000. Ele pode pesar mais de 100kg e as mandíbulas estão armadas com 32 dentes afiados que podem até endireitar ganchos. parte MITO parte VERDADE.
Peixe Tigre Golias - TIGERFISH - Hydrocynus goliath pertence família Characidae, ou seja a mesma que as piranhas, por todos é conhecida a famosa voracidade da piranha e a sua extrema agressividade, se juntamos a estes dois ingredientes, 50 kg e uma boca com 32 dentes afiados em forma de caninos, já nos podemos fazer uma ideia aproximada do que é um Tigerfish ou (peixe-tigre). Uma particularidade deste peixe, o que o faz mais temível se cabe, é a fisionomia da sua mandibula, que possui as mesmas caracteristicas que as de um tubarão. Tal como o tubarão possui polifiodontia, dentes que automáticamente subestituem qualquer dente perdido.
Originário de África com maior presença no rio Congo e seus afluentes o Tigerfish é um autêntico carniceiro de água doce, os seus ataques são explosões de agressividade seguidas de largas corridas e saltos espetáculares, alimenta-se de peixes do seu habitat, animais que estejam a beira d'água, e até mesmo animais do seu próprio tamanho.
Ao ser um peixe que caça em águas turvas depende em grande parte da sua linha lateral para a detecção de presas. A sua reprodução têm lugar no verão ao longo das margens dos rios e lagos donde habita, depois de fecundada a fêmea deposita centenas de milhar de ovos na vegetação das margens os quais eclodem ao fim de 2-4 dias sem cuidado parental e estão aptos a sobreviver. A melhor época para a sua pesca dá-se entre os meses de setembro e novembro. A sua dieta nos primeiros dias consiste em zooplâncton e larvas de insectos, passando rapidamente a ingerir pequenos peixes, na sua juventude são victimas habituais de corcodilos, outros peixes predadores e aves, porém no estado adulto o uníco predador conhecido é o ser humano.
Deslocam-se sempre em pequenos cardumes de entre 10-20 individuos como estratégia de caça e protecção, por isso não são raras as vezes que se conseguem várias capturas seguidas deste incrivel lutador.
Peixe ogro: suas presas são tão longas que deslizam nos bolsos, especial no céu da boca quando a mandíbula está fechada. VERDADE
Peixe Ogro - Fangtooths - (Anoplogaster cornuta) pertencem a família Anoplogastridae. Pouca coisa se conhece sobre o peixe ogro. Sabe-se, porém, que ele vive entre 500 e 5 mil metros de profundidade, e chega a ter até 18 centímetros de comprimento. Os grandes dentes que possui impedem que feche totalmente a boca, mas prendem a presa, que é sugada para dentro de sua cavidade bucal e não consegue mais sair. No que diz respeito à sua cabeça, ela contém várias mucosas e cavidades separadas por pontas cortantes. Capaz de viver em ambientes de frio intenso, ele é capaz de suportar temperatura da água bem próxima à de congelamento.
Nos adultos, os dois dentes maiores da maxila são tão longos que os Peixes Ogro desenvolveram um par de cavidades de oposição de cada lado do cérebro para acomodar os dentes quando a boca é fechada. De acordo com BBC 'Blue Planet - The Deep -, o Fangtooth tem os maiores dentes dentre todos os peixes no oceano, proporcionalmente ao tamanho de corpo.
Truta arco-íris: ela tem duas bocas. MITO
A truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss) é uma espécie de truta originária dos rios da América do Norte que drenam para o Oceano Pacífico mas que se encontra distribuida actualmente por todo o mundo. São peixes de água doce. Têm o corpo acastanhado ou amarelado, com pintas pretas na zona do dorso, também presentes nas barbatanas dorsal e caudal. Como característica distintiva têm uma risca rosada que se prolonga das guelras à barbatana caudal. A truta arco-íris tem um comprimento entre 30 e 45 cm.
A espécie é cultivada em aquacultura e uma das mais consumidas nos mercados ocidentais.
Do seu esperma é derivada uma substância chamada protamina, um "antídoto" da bem conhecida heparina (usada em medicina como um anticoagulante). Ela evitou a morte de muitas pessoas que sangrariam até a morte com doses tóxicas de heparina sob a forma de sulfato de protamina. Hoje essa substância é produzida em laboratório. Além da truta arco-íris, outros peixes como salmão e similares também produzem protamina.
Peixe lagarto: vive em grandes recifes de corais. MITO
O axolotl, pronuncia-se Ax-oh-lot-ul (Ambystoma mexicanum), originário da Cidade do México, presentes nos Lagos Xochimilco e Chalco, esta espécie está ameaçada de extinção pela drenagem do lago, no qual é seu habitat natural. Adaptadas a uma variação de temperatura de 6° á 20°C.
São carnívoros, alimentando-se de pequenas presas como minhocas, insetos e peixes pequenos.
Muito comum como animal de estimação em paises como EUA, Grã Bretanha, Austrália, Japão e alguns outros paises.
Podem atingir de 15 á 45cm de comprimento. Sendo mais comum 30cm.
Possuem pares de brânquias externa, localizadas atrás da cabeça, no qual respiram graças a elas.
Apresentam quatro cores distintas: 2 naturais e 2 mutantes. Sendo o preto e marrom cores melanoides naturais. As mutantes são as emapalidecidas ou cor-de-rosa com olhos roxos, e a albina (dourado ou palido, cor-de-rosa, com olhos cor-de-rosa).
São carnívoros, alimentando-se de pequenas presas como minhocas, insetos e peixes pequenos.
Muito comum como animal de estimação em paises como EUA, Grã Bretanha, Austrália, Japão e alguns outros paises.
Podem atingir de 15 á 45cm de comprimento. Sendo mais comum 30cm.
Possuem pares de brânquias externa, localizadas atrás da cabeça, no qual respiram graças a elas.
Apresentam quatro cores distintas: 2 naturais e 2 mutantes. Sendo o preto e marrom cores melanoides naturais. As mutantes são as emapalidecidas ou cor-de-rosa com olhos roxos, e a albina (dourado ou palido, cor-de-rosa, com olhos cor-de-rosa).
Peixe Gota: o corpo é como geléia, para suportar o mar profundo. Este peixe está em perigo de serem dizimados, diz Greenpeace, devido ao arrasto de fundo. MITO
O Peixe Gota - Blob Sculpin - (Psychrolutes phrictus), é uma espécie de peixes do fundo do mar, pertencente a família dos Psychrolutidae. Alimenta-se principalmente de crustáceos, moluscos, e ouriços-do-mar.
Vive em águas muito profunda no oceano Pacífico Norte pelas costas de Japão, do mar de Bering e da Califórnia
Cientistas do Monterey Bay Aquarium Research Institute, descobriram que estes peixes ficam "chocando" seus ovos até eclodirem. Um comportamento um tanto quando estranho para um peixe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário